Notícias de destaque sobre o sistema penitenciário (6)

9
Foto: Eriksson Denk

Os dados são animadores: 2.450 presos custodiados em penitenciárias de todo o Paraná estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), que acontece nos dias 6 e 7 de dezembro. São mais de mil novas inscrições. Dos 1.431 presos que se submeteram ao teste em 2015, 221 detentos concluíram o Ensino Médio e 928 tiveram êxito em uma ou mais disciplinas. As boas notas ainda proporcionaram a 56 presos uma vaga no Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada para Universidades Públicas (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). (Depen)

(http://www.depen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=184&tit=Penitenciarias-do-Parana-tem-24-mil-presos-inscritos-no-Enem-2016)

Pelo menos 11 estados (Paraná, Goiás, São Paulo, Rondônia, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Alagoas e Amapá) e o Distrito Federal já utilizam a dinâmica da Constelação Familiar para ajudar a solucionar conflitos na Justiça. A intenção ao utilizar no Judiciário a técnica criada pelo psicólogo alemão Bert Hellinger é buscar esclarecer às partes o que há por trás do conflito que gerou o processo judicial. (Conjur)

(http://www.conjur.com.br/2016-nov-01/doze-tribunais-adotam-tecnica-alema-conciliacao-conflitos)