As alterações na data do Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade), anunciadas nesta sexta-feira (4) pelo governo federal, vão atingir 872 presos na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o Ministério da Educação, as provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro em 11 estabelecimentos que são fiscalizados pelo Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. Anteriormente, o calendário previa que os exames acontecessem nos dias 6 e 7 de dezembro.
Alterações no Enem PPL afetam 872 presos na Região Metropolitana de Curitiba
Em todo o Paraná, a mudança atinge 2.450 inscritos, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Já em todo o país, 54.347 candidatos farão a prova em 1.290 unidades prisionais.
A Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, que tem quase 1.700 detentos, será o maior local de prova na Comarca: 200 pessoas privadas de liberdade farão o Enem. A Colônia Penal Agrícola do Paraná (CPAI), do regime semiaberto, oportunizará espaço para 162 apenados. A Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II) terá 103 concorrentes.
Por conta das ocupações das escolas estaduais em todo o país, o Enem será aplicado neste ano em três datas diferentes. Os estudantes são maioria (mais de 8 milhões de candidatos) e farão as duas provas já neste final de semana (5 e 6 de novembro). Os cerca de 240 mil alunos que fariam as provas em 364 locais ocupados tiveram o exame remarcado para os dias 3 e 4 de dezembro. Já o Enem PPL será o último a ser aplicado.
Essa modalidade da prova é ofertada em unidades prisionais e socioeducativas de todo o Brasil desde 2010. Na edição passada do Enem PPL, houve 45,5 mil participantes, aumento de 19% em relação a 2014, quando foram registradas 38,1 mil inscrições. No Paraná, o número pulou de 672 em 2010 para 2.450 em 2016, 12,46% dos presos do sistema carcerário paranaense (não incluindo as delegacias).
No primeiro dia, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração total de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão avaliados os conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira — inglês ou espanhol —, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática, com duração total de 5 horas e 30 minutos.
Inscritos nas penitenciárias da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba
Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP) – 53
Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II) – 103
Penitenciária Feminina do Paraná (PFP) – 35
Penitenciária Central do Estado (PCE) – 200
Presídio Central Estadual Feminino (PCEF) – 50
Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba (CRAF) – 18
Casa de Custódia de Piraquara (CCP) – 77
Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCSJP) – 40
Complexo Médico Penal (CMP) – 63
Colônia Penal Agrícola do Paraná (CPAI) – 162
Casa de Custódia de Curitiba (CCC) – 71