Conselho da Comunidade prepara encontro regional em setembro

dscn0001
Reunião dos Conselhos da Comunidade.

O Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba recebeu nesta quarta-feira (22) Maria Helena Orreda, presidente da Federação dos Conselhos da Comunidade do Estado do Paraná, e os presidentes dos Conselhos de Palmeira, Pinhais e Campo Largo, para apresentar o planejamento do encontro regional dos órgãos, que acontecerá nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer. O local foi cedido ao Conselho da Comunidade gratuitamente pelo governador do estado, Beto Richa.

O tema do VI Encontro será Sistema Prisional – Recomeço é Possível!, com o tsuru do Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba como símbolo. “Nós vivemos um ano conturbado e temos que mostrar que recomeçar é possível. O nosso Conselho já estabeleceu parcerias com empresas para a abertura de canteiros de obras em penitenciárias, e tem atendido muitos egressos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho”, explica Isabel Kugler Mendes, presidente do Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. “Esse encontro será a oportunidade de esclarecer para a comunidade que é possível mudar a política do sistema penitenciário”.

Os convites serão distribuídos para os 163 Conselhos da Comunidade do Paraná e para os outros estados. Participarão do encontro autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Academia, na presença de juristas e penalistas.

Os encontros dos Conselhos da Comunidade visam capacitar os gestores regionais e abrir um canal de diálogo sobre a atuação da sociedade na execução da pena. Cerca de 90% dos Conselhos trabalham apenas com delegacias, mas o objetivo é integrar os Conselhos a fim de efetivar a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

Em 2016, o evento aconteceu em Maringá. O tema foi Profissionalizar: É tempo de construir bases para o trabalho.