Recomeço: a marca do Conselho da Comunidade da Comarca da RMC

O programa Recomeço é a grande bandeira do Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba – Órgão da Execução Penal, presidido pela Dra. Isabel Kugler Mendes. É o nosso norte, o que nos motiva a lutar por dignidade, trabalho e estudo em favor de mais de dez mil pessoas privadas de liberdade, familiares e egressos. O Recomeço expõe nossa luta constante por Direitos Humanos, oportunidade e o cumprimento ipsis litteris da Lei de Execução Penal (LEP).

O programa existe desde julho de 2013 e é reforçado a cada mês. Em pouco mais de três anos, realizamos mais de 50 doações para diferentes projetos de dez penitenciárias e delegacias de Polícia Civil de Curitiba. As intervenções do órgão sempre visam melhorar o atendimento ao preso em consonância com a aplicação da LEP e de resoluções internacionais que protegem o indivíduo privado de liberdade do esquecimento. Essas doações englobaram máquinas industriais de lavar e secar roupa, material de higiene pessoal, roupas, fraldas e enxovais de bebê, colchões e cobertores, cadeiras de rodas, macas hospitalares, máquinas de costura, câmeras de segurança e televisores de monitoramento, entre outros.

Em 2017, o programa reformou duas galerias inteiras da unidade feminina e já disponibilizou recursos para a reestruturação completa da portaria da maior unidade prisional do Estado, a PCE.

Nós patrocinamos projetos culturais, como o Arte no Cárcere, eventos esportivos e o retorno do egresso ao convívio familiar, com mais de 500 passagens desembolsadas apenas nesse último ano. E ainda viabilizamos a instalação da Unidade de Progressão, em Piraquara, levando ao estabelecimento uma das empresas que participam do projeto, além da contribuição para a restauração completa dos canteiros de trabalho e estudo. Doravante, estamos agilizando a reforma do único Hospital Penitenciário do Estado junto ao governo do Paraná, a ser concluída entre 2017 e 2018.

Através do programa Recomeço, o Conselho da Comunidade presta atendimento jurídico, profissionalizante e psicológico, diariamente, a dezenas de pessoas no Fórum de Execuções Penais de Curitiba. O órgão tem se firmado como um importante elo da sociedade civil para denúncias e informações sobre o sistema penitenciário da Comarca e de todo o Estado.

Com eixos de comunicação e articulação, o programa trabalha para fortalecer a cultura da paz e do respeito nas unidades, e hoje é referência na mediação de conflitos dentro das prisões paranaenses.

Assista:

2 comentários sobre “Recomeço: a marca do Conselho da Comunidade da Comarca da RMC

  1. COMO FAÇO PARA QUE ESSE PROJETO RECOMEÇO, CHEGA NA MINHA COMUNIDADE.SOU DA CIDADE DE TAUA CEARÁ, MEMBRO DO CONSELHO DA COMUNIDADE.E QUERO MUITO TER ESSE PROGRAMA AQUI PARA PODERMOS OS PRESOS A TER UMA OCUPAÇÃO. OBRIGADA

    Curtir

    • Oi Danuzia,

      Nós criamos esse programa em parceria com o Poder Judiciário, uma vez que os recursos são originários dele. É parte da nossa luta pela valorização dos Conselhos da Comunidade.

      Você pode ligar para nós para falar com a Dra. Isabel ou a Dra. Elisabete, nos telefones (41) 30224862 ou (41) 33524892. Elas são os motores do programa. Nós estamos abertos para te ajudar.

      Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s