Conselho da Comunidade participa da inauguração da sede do Sindarspen

Elisabete Subtil de Oliveira, coordenadora do órgão, durante a cerimônia de abertura da nova sede do Sindarspen. Ao lado, o líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB); o diretor-geral do Depen, Luiz Cartaxo Moura; e o líder da oposição na Alep, deputado Tadeu Veneri (PT). Foto: Joka Madruga/SINDARSPEN

A coordenadora administrativa do Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Elisabete Subtil de Oliveira, participou nesta segunda-feira (7) da inauguração da sede administrativa do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), no bairro Bom Retiro, em Curitiba. A solenidade contou com a presença de agentes da capital e do interior do estado, da presidente da entidade, Petruska Sviercoski, do diretor-geral do Depen, Luiz Cartaxo Moura, e dos deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Tadeu Veneri (PT).

A nova sede tem auditório com 50 lugares, sala de reunião para até 15 pessoas, salas de atendimento jurídico e psicológico, espaço de convívio para os filiados, área de lazer para confraternizações da categoria e um alojamento para até 5 pessoas (que ainda deve ser ampliado). O imóvel fica localizado nas imediações da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), dos Palácios Iguaçu e Araucária e da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp).

“Essa sede é a realização de um sonho antigo que só foi possível graças ao trabalho de muita gente envolvida nesse processo, desde os primeiros dirigentes nos anos 90, até os companheiros que ainda hoje se dedicam na luta pela nossa categoria, seja nas unidades onde trabalham ou percorrendo os órgãos do governo em defesa das nossas pautas”, disse, durante a cerimônia, o vice-presidente do Sindarspen, José Roberto Neves.

O diretor-geral do Depen exaltou a condição de diálogo estabelecida entre os representantes da categoria e a Sesp. “Na minha mesa tenho muitas demandas e, sem dúvida, as mais presentes são as que vêm do sindicato, por isso, acho importante que a gente intensifique essa relação”, afirmou.

Para o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Alep, a inauguração de um espaço exclusivo significa maior estruturação e maior capacidade de luta por parte dos trabalhadores. Já o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) apontou a capacidade de diálogo da categoria. “Como líder do governo na Assembleia, acompanho o empenho e a seriedade com que esta entidade trava as suas lutas”.

A coordenadora administrativa do Conselho da Comunidade reforçou que nos últimos meses o órgão vem estabelecendo parcerias com os agentes que visem melhorar o sistema penitenciário como um todo, entre elas, a doação de câmeras de segurança, a reforma de instalações, a luta perene por dignidade junto ao governo do Paraná e as instalações que recebem as visitas no complexo penitenciário de Piraquara. “Para este órgão, é importante contar com o apoio dos agentes penitenciários. Nós travamos lutas em comum com respeito e dedicação, por isso o Sindarspen tem que olhar no Conselho da Comunidade um aliado nas causas humanitárias“, afirma.

A inauguração também foi marcada por um vídeo que relembrou grandes conquistas do Sindarspen em mais de duas décadas de existência, como a implantação da atual escala dos agentes, os reajustes da AAP, a redução do desconto previdenciário de 14% para 10% e o pagamento do quinquênio sobre a APP.

Fotos

Diretoria do Sindarspen comemora conquista. Foto: Joka Madruga/SINDARSPEN
Agentes do interior e da Região Metropolitana acompanharam a festividade. Foto: Joka Madruga/SINDARSPEN
Cartaxo discursa durante a cerimônia na casa nova. Foto: Joka Madruga/SINDARSPEN