O Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba encerrou nesta sexta-feira (15) as maiores comemorações de Natal no cárcere do país. Nas dez unidades, o órgão realizou mais de 50 apresentações em parceria com a Pastoral Carcerária Católica, a Capelania Prisional Batista e a dupla sertaneja Bruno Cézar & Leandro.
A última unidade atendida foi a Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), onde o Depen e o GMF-PR desenvolvem um projeto pioneiro de oferta de estudo e trabalho em parceria com o Conselho. A PCE-UP completou um ano em dezembro com resultados admiráveis: pouca reincidência e reinserção social no mercado de trabalho. Nesta quinta-feira (15), a unidade ganhou uma sala de informática com apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil e uma quadra de futebol com apoio do Conselho.
Nesta sexta (15), o Conselho também realizou uma festa de Natal na Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II), com 1.100 apenados. A unidade é uma das maiores do complexo prisional da Região Metropolitana de Curitiba. O Padre Mário Arriello, da Paróquia São Marcos, também participou da atividade.
Neste ano, as unidades contempladas foram a Penitenciária Central do Estado (PCE), maior unidade do sistema prisional do Paraná, a Colônia Penal Agroindustrial (CPAI), do regime semiaberto masculino, a Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I), Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II), Casa de Custódia de Piraquara (CCP), Casa de Custódia de Curitiba (CCC), Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCSJP) e Complexo Médico Penal (CMP). Participaram das festividades 8.718 presos e 656 agentes penitenciários.
O Conselho da Comunidade recebeu mais de 500 “pipas” (comunicações internas dos presos) com reclamações, sugestões e pedidos, e encaminhou a maior parte das sugestões para os gestores do sistema prisional. O órgão também recebeu um abaixo-assinado com mais de 1.500 rubricas da PCE, flores feitas pelos presos da CCC e acompanhou uma apresentação do coral da mesma unidade e da CCP.
Para Isabel Kugler Mendes, as festas de Natal reforçam o compromisso do Conselho da Comunidade em estar do lado dos presos e dos agentes penitenciários em prol de um sistema mais humano. “É um sentimento de alma lavada, de esperança. Nós choramos, conversamos, discutimos inúmeros problemas, ajudamos a resolver impasses, mas, principalmente, ouvimos. As festas são uma bênção e também um termômetro para o próximo ano”, afirma. “É possível cravar, sem sombra de dúvida, que a maioria quer educação, trabalho e o mínimo de atenção. É para isso que lutamos”.
MAIS: Igreja Batista participa de mais um Natal do Conselho da Comunidade
MAIS: Bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba participa do Natal do Conselho da Comunidade
MAIS: Conselho da Comunidade faz Natal de 9374 presos e agentes penitenciários

Isabel Kugler Mendes, presidente do Conselho, e Marino Galvão, tesoureiro do órgão, na Casa de Custódia de Curitiba

Dupla Bruno Cézar & Leandro cantaram modas sertanejas

Conselho distribuiu esfihas em todas as unidades prisionais