A visita da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cármen Lúcia, a Curitiba nesta terça-feira (9) repercutiu na imprensa local e nacional. A participação do Conselho da Comunidade de Curitiba no cárcere também foi destaque em alguns veículos. Confira:
Gazeta do Povo
“Sobre a conclusão da visita à Grande Curitiba, a ministra destacou à TV Justiça a atuação do conselho da comunidade junto ao Estado para tentar propor soluções novas ‘para um problema que é gravíssimo, da condição dos presos e, especificamente, da condição dos direitos dos presos’.”
Blog Caixa Zero – Gazeta do Povo
Conselho da Comunidade reclama que um preso da Lava Jato tirou o direito de 500 outras pessoas.
Valor Econômico
Foi ao trabalho liderado por Isabel – notória por atender, também, a presos da operação Lava-Jato – o único elogio feito por Cármen Lúcia em sua visita. “[Vi] a atenção da sociedade, no caso do Paraná de uma forma muito incisiva, com o Conselho da Comunidade atuando junto com o Estado para propor soluções para um problema gravíssimo, o da condição dos presos e seus direitos”, disse a ministra em um vídeo distribuído aos jornalistas por assessores.
VEJA
https://veja.abril.com.br/blog/parana/carmen-lucia-nao-conheceu-o-problema-diz-presidente-da-oab-pr/
Para o presidente da OAB-PR, José Augusto de Noronha, que acompanhou a visita, a ministra não conheceu o pior do sistema.
BandNews Curitiba
http://bandnewsfmcuritiba.com/carmen-lucia-faz-visita-surpresa-a-presidios-de-piraquara/
Com a visita a presídios do Paraná, Carmen Lúcia conclui um ciclo de vistorias que fez por todo o país. Na segunda-feira (8), ela esteve em Goiânia, para acompanhar de perto a situação no presídio de Aparecida de Goiânia, em que vários motins ocorreram no início deste ano. Em apenas um dos casos, nove presos morreram e outros 14 se feriram. A presidente do STF não pôde visitar o presídio por falta de segurança.
Paraná Portal
http://paranaportal.uol.com.br/cidades/carmen-lucia-visita-presidio-no-parana/
“Ela pode ver em especial a real situação da CCP [Casa de Custódia], que para mim é uma aberração terrível. Estão querendo resolver a situação penitenciária no Paraná através de contêineres. Um dos ofícios entregues para a ministra aponta os problemas locais com as sugestões para soluções e o outro, em nível nacional”, afirmou Isabel Kugler Mendes, presidente do Conselho da Comunidade de Curitiba.
RPC – Globo
Jornal Nacional
GloboNews
OAB-PR
“A diretoria da OAB Paraná considera relevante a visita da ministra e dos membros do Poder Judiciário nas unidades prisionais, mas avalia que seria importante a vistoria em algumas delegacias de polícia que ainda recebem presos e estão em situação gravíssima, muitas vezes em condições sub-humanas.”
Massa News
https://massanews.com/noticias/politica/presidente-do-stf-faz-visita-a-presidio-na-rmc-4d5XM.html
Para a presidente do Conselho da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Isabel Kügler Mendes, que também acompanhou a visita, a presença de Carmén Lucia permitiu que a ministra observasse “a real situação da Casa de Custódia de Piraquara”.
CBN Curitiba
https://cbncuritiba.com/presidente-do-stf-se-incomoda-com-presos-nas-delegacias-do-parana/
RIC – Record
Tribunal de Justiça do Paraná
A Presidente do STF e do CNJ destacou ainda a atuação do Conselho da Comunidade no Estado, que vem propondo soluções novas para o problema carcerário.
Conselho Nacional de Justiça
Durante toda a visita ao Complexo de Piraquara, a presidente do CNJ e do STF foi escoltada por integrantes do Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Curitiba. Enquanto caminhava pelos pátios da Casa de Custódia de Piraraquara, a presidente do Conselho da Comunidade, Isabel Kugler Mendes, tinha seu nome gritado por presos de diversas alas quando a avistavam, do fundo de suas celas. “Doutora Isabel, preciso falar com a senhora!! Doutora Isabel!! Aqui…”, chamavam homens sem rostos, atrás de janelas gradeadas.
Depen