Governo Federal anuncia criação do Ministério da Segurança Pública

Após reunião realizada no sábado (17) no Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro, para tratar da intervenção militar no território fluminense, o presidente da República, Michel Temer, anunciou a criação do Ministério da Segurança Pública.

O emedebista, porém, não anunciou quem será o titular da pasta e disse apenas que o novo ministério vai coordenar as ações de segurança pública no Brasil, “sem invadir as competências dos estados”.

Nos últimos dias, interlocutores do governo federal já vinham antecipando a intenção do Palácio do Planalto de criar o ministério, que passaria a ser responsável pela Polícia Federal, atualmente subordinada ao Ministério da Justiça.

Participaram do encontro no Rio de Janeiro o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, o general Walter Braga Netto, nomeado interventor da área de segurança publica no estado, e outros oficiais militares.

Reação

A ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) afirmou nesta segunda-feira (19) ver com preocupação a possível transferência da Polícia Federal da esfera do Ministério da Justiça para o Ministério da Segurança Pública. “Não sei se é só marketing, mas a PF não pode fazer parte de marketing. A princípio, não nos agrada”, disse, segundo o UOL.

Para a ONG Conectas, a criação às pressas de um Ministério da Segurança Pública, um ano após o anúncio amplo e midiático de um plano nacional de segurança que nem sequer saiu do papel, “chama a atenção pelo fato de restarem poucos meses até as próximas eleições”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s