Isabel Kugler Mendes é reeleita presidente do Conselho da Comunidade de Curitiba

Isabel Kugler Mendes e o Conselho da Comunidade de Curitiba são referência no sistema penitenciário

A advogada Isabel Kugler Mendes foi reeleita nesta segunda-feira (16) presidente do Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba – Órgão da Execução Penal. O novo mandado terá duração de três anos, até abril de 2021, conforme estatuto.

Além da presidente, foram reconduzidos aos cargos Edda Deiss de Mello Silva, representante da Associação Comercial do Paraná (ACP), à vice-presidência, e Isabel Cecília Paredes e Ana Cristina Pasini Branco à 1ª e 2ª Secretarias, respectivamente. A coordenação financeira ficará a cargo de Marino Galvão, 1º Tesoureiro, e Aryon Jakson Schwinden, 2º Tesoureiro.

O Conselho Fiscal também foi reconduzido e terá os mesmos representantes: Laura Dias Dalcanale Pereira Alves, Manoel Felipe Mussi Augusto, Dioneia Fracs Dresch e Roberto Rolim de Moura, na condição de suplente. O pastor Fabiano Martins, da Igreja Batista, e a irmã Luciene Toledo, da Pastoral Carcerária, acompanharam a aclamação. O advogado Mário Lúcio Monteiro Filho, representante da OAB-PR, não pôde participar da votação.

Nenhuma outra chapa registrou candidatura nessa eleição.

Gestão

Entre 2015 e 2018, sob a gestão de Isabel Kugler Mendes, o Conselho da Comunidade criou o Programa Recomeço para agrupar os projetos desenvolvidos pelo órgão dentro das penitenciárias e com egressos e familiares. Atualmente o programa realiza três mil atendimentos anuais na sede do órgão, no Fórum de Execuções Penais de Curitiba, na Av. João Gualberto, Alto da Glória, e cuida de cerca de dez mil presos divididos em onze unidades penitenciárias e dez delegacias.

O Programa Recomeço já foi tema de um encontro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e trabalha em parceria com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário do Paraná, do Tribunal de Justiça do Paraná, e órgãos como OAB-PR, Defensoria Pública e Ministério Público para melhorar o cárcere e colocar um ponto final na cultura do encarceramento.

Além das fiscalizações, representações, pedidos de providência e relatórios, o Programa Recomeço abraça projetos de reintegração social que envolvem reformas e adequações nos ambientes prisionais (doação de equipamentos para trabalho, estudo e uniformização, além de itens básicos de higiene) e oportunidade para egressos e familiares. O programa gere mais de 25 projetos de assistência social, cultural, religiosa, jurídica, educacional e profissional.

Com essa verve combativa, prestativa e em defesa absoluta de direitos, o Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba – Órgão da Execução Penal se tornou referência nacional em aplicação de recursos voltados para a recuperação do preso e, consequentemente, a redução da violência.

A advogada Elisabete Subtil de Oliveira é a coordenadora administrativa do Programa Recomeço.

Diretoria do triênio 2018-2021

Presidente: Isabel Kugler Mendes

Vice-Presidente: Edda Deiss de Mello e Silva

1ª Secretária: Isabel Cecília Mendes Paredes

2ª Secretária: Ana Cristina Pasini Branco

1º Tesoureiro: Marino Galvão

2º Tesoureiro: Aryon Jakson Schwinden

Conselho Fiscal do triênio 2018-2021

Laura Dias Dalcanale Pereira Alves

Manoel Felipe Mussi Augusto

Dioneia Fracs Dresch

Roberto Rolim de Moura (suplente)