Organizada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), a exposição fotográfica Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis pretende levar para a sociedade um panorama dos desafios enfrentados pelos profissionais no dia a dia da execução penal.
Durante 40 dias, a equipe de comunicação do Sindarspen visitou 17 das 33 unidades penais do Paraná para registrar o cotidiano dos servidores. Foram selecionadas 40 imagens (entre 700) feitas pelo fotógrafo Joka Madruga. Elas englobam as movimentações dentro dos presídios, os desafios enfrentados com a falta de infraestrutura, o atendimento e a relação com os encarcerados.
De acordo com o Sindarspen, o trabalho busca quebrar os preconceitos e estereótipos que existem em torno da profissão.
A exposição fotográfica fica em cartaz na OAB-Paraná entre os dias 13 e 26 de novembro. Na abertura, que marca a comemoração do Dia do Agente Penitenciário, haverá uma solenidade e um debate sobre a importância dos servidores estaduais na aplicação das medidas de reequilíbrio social dos apenados.
A partir de 2019 a exposição percorre todas as demais cidades que contam com unidades penais no Paraná: Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Londrina e Ponta Grossa.
Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis
Solenidade de abertura
13/11, às 9h30.
Exposição
De 13 a 26/11, de 9h às 18h.
A OAB fica na Rua Brasilino de Moura, 253, Ahú, Curitiba.
Mais informações: Dia do Agente será celebrado com exposição fotográfica
MAIS
Depen assume 37 carceragens da Polícia Civil; Conselho vê medida com preocupação
Penitenciária modelo completa dois anos com enorme sucesso no Paraná