Paraná autoriza licitação de R$ 340 mil para automatizar unidades penais

Panorama de uma galeria do sistema penitenciário do Paraná

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (Sesp) autorizou nesta quarta-feira (14) a licitação de R$ 340.642,97 para adquirir materiais, equipamentos e ferramentas destinados à implementação de oficina para automações de unidades penais do sistema penitenciário. A tecnologia visa reduzir o contato dos agentes penitenciários com os presos, uma vez que há um déficit de mil servidores para atender as 71 unidades penais do estado.

O projeto foi desenvolvido por agentes penitenciários de São Paulo. O Paraná será o primeiro estado a implantar as automações desse modelo. Os equipamentos serão instalados na oficina de marcenaria da Penitenciária Central do Estado (PCE).

Desde maio deste ano, o processo de automação passou a ser acompanhado por Diego Machado, agente penitenciário com formação em Engenharia Mecânica. Segundo ele, após a montagem da oficina, o Depen vai lançar um edital voltado para agentes com experiência em tornearia, usinagem e ferramentaria que tenham interesse em participar do processo de automação.

A tecnologia leva em consideração abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. O sistema prioriza um controle motorizado em um painel eletrônico. A automação se mantém mesmo diante de eventual queda de energia, uma vez que a parte elétrica está ligada a um gerador.

Em agosto de 2017, dirigentes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Paraná (Sindarspen) foram até São Paulo para conhecer a experiência. Pouco depois o governo paulista enviou uma equipe especializada para iniciar o projeto no Paraná.

A maioria das unidades paranaenses ainda conta com sistemas completamente manuais nas celas.

MAIS

Decreto muda as regras de ingresso em unidades de progressão no Paraná

Sistema penitenciário colapsado pauta relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Penitenciária modelo completa dois anos com enorme sucesso no Paraná