Guarapuava inaugura Unidade de Progressão voltada a estudo e trabalho

Nas Unidades de Progressão, presos são responsáveis por todas as reformas estruturais

O Departamento Penitenciário do Paraná abriu nesta quarta-feira (28) 305 vagas no sistema prisional de Guarapuava com a inauguração da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG-UP), e também a ampliação de 85 vagas na Penitenciária Industrial (PIG). Os novos espaços devem ser ocupados de forma gradativa nas próximas semanas.

A nova unidade penal foi instalada no espaço que antes era destinado ao regime semiaberto. O local passa por uma reformulação para abrigar 220 homens em regime fechado que irão trabalhar e estudar em tempo integral, nos mesmos moldes das unidades de progressão de Piraquara, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.

Já a ampliação da Penitenciária Industrial de Guarapuava é resultado de uma parceria com o Conselho da Comunidade local e com a Vara de Execuções Penais de Guarapuava.

O Depen também inaugurou na cidade um Escritório Social e um Posto Avançado de Monitoração Eletrônica com o objetivo de atender aos usuários de tornozeleiras eletrônicas.

Unidades de Progressão

O projeto das Unidades de Progressão foi idealizado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário do Paraná (GMF-PR), sob supervisão do desembargador Ruy Muggiati e do magistrado Eduardo Lino Bueno Fagundes. A primeira unidade foi instalada em Piraquara e soma dois anos de trabalho com atendimento a 658 presos e apenas 10% de reincidência.

A ideia é aplicar a Lei de Execução Penal do início ao fim. A legislação prevê acesso a estudo e trabalho para que os presos possam efetivar a reintegração social.

O Paraná tem 29.687 presos, de acordo com o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0). Eles estão distribuídos em 33 unidades prisionais e delegacias de polícia, ainda superlotadas. Os índices de acesso a educação e trabalham nas demais unidades ainda giram em torno de apenas 20%.

MAIS

Penitenciária modelo completa dois anos com enorme sucesso no Paraná

Decreto muda as regras de ingresso em unidades de progressão no Paraná

Depen vai instalar fábrica de fraldas na Penitenciária Feminina do Paraná