Nota de falecimento

O Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba – Órgão da Execução Penal manifesta profundo pesar pelo falecimento de Alvino Augusto de Sá, nesta quarta (19), em São Paulo. Psicólogo, mestre em Psicologia Social e doutor em Psicologia Clínica, Alvino de Sá foi membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Em 2006, foi responsável pela implantação do Projeto de Extensão Grupo de Diálogo Universidade Cárcere e Comunidade em unidades prisionais de São Paulo. Em 2016, a experiência foi trazida para o Paraná e implantado na Casa de Custódia de Maringá e na 9.ª SDP do município do Noroeste do Estado. O Projeto de Extensão Grupo de Diálogo Universidade Cárcere e Comunidade era vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM) e ao Conselho da Comunidade de Execuções Penais e Penitenciária Estadual de Maringá.

“É uma grande perda. Alvino de Sá era referência sobre a reinserção social de egressos. Deixou um trabalho primoroso sobre a questão prisional do país”, lamentou Isabel Kugler Mendes, presidente Conselho da Comunidade da RMC.

Alvino de Sá era especialista em Psicologia Jurídica e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Ciências Criminais, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Foi membro titular do Conselho Penitenciário do estado de São Paulo e psicólogo da Secretaria de Administração Penitenciária do mesmo estado. Alvino de Sá escreveu os livros Reincidência Criminal: Sob o Enfoque da Psicologia Clínica Preventiva (1987), Criminologia Clínica e Psicologia Criminal (2014) e Criminologia Clínica e Execução Penal: Proposta de um Modelo de Terceira Geração (2015).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s